
Como é difícil escrever qualquer coisa que seja, principalmente quando tenta-se escrever para um suposto leitor que, na maioria das vezes, é algum internauta crítico de plantão: mais preocupado em reparar defeitos ou notas engraçadas nas linhas e entrelinhas, onde, às vezes, não existe a menor graça, do que absorver a real comunicabilidade de textos importantes [diga-se de passagem, não é o meu caso].
Escrever é tentar chamar a atenção de quem lê; e, muitas vezes, apesar do que muitos pensam, chamar a atenção não é nada fácil, sobretudo através de um texto, e ainda mais num mundo onde tudo está sendo banalizado e nada tem causado frenesi. Por isso e outros motivos, escrever torna-se tão difícil.
(...)
Que bom que alguns se arriscam a escrever a despeito das opinões alheias e etc. Já dizia Machado: "a opinião é a vilã das discussões". Particularmente, tento entender essa afirmação sob a ótica machadiana - não que a opinião seja ruim, mas é ela quem "tempera" as discussões, pois seria [e é] imensamente sem graça quando você faz alguma coisa que julgue importante e ninguém emite nenhuma nota, quer positiva, quer negativa.
Vocês, que leem o meu texto nesse momento, podem até está achando-o confuso ou contraditório porque eu critico os internautas críticos de plantão e logo após exalto o poder sensorial da opinião. Mas, analisem: a crítica, a opinião em si nada prejudicam quando realmente são inteligentes, mas se são proferidas apenas para chacotear tornam-se inúteis, pois se considero o que faço importante, penso merecer críticas ou opiniões à altura. Faço crítica das críticas! Imaginem só se Da Vinci, ao concluir A Gioconda, recebesse a seguinte crítica de um sujeito ateu em artes plásticas por sua obra-prima: "- Que sorriso idiota"! Coitado...
(...)
Por isso, amigos, fiquem à vontade em meu blog! Não sou um Da Vinci [quem dera!], não me preocupo com o que irão achar.

não, escrever é jubilabilu.....rsrrs.
ResponderExcluirputs, gostei do blog. e olha que sou um dos críticos de plantão da internê.
creio, assim como machedis, que a opiniáo é a vilã das discussoes apartir do momento que cada um tenta implantar sua opiniáo na cabeça do outro, deixando a simples arte de discutir de lado.
quanto ao retorno crítico das pessoas a cada trabalho desenvolvido, creio que isso seja mais uma necessidade, mesmo que oculta, de afirmaçao sobre o trabalho. uma dependencia do ''passar a mao na cabeça e dizer ta lindo meu filho'', coisa que foi tao comum durante boa parte de nossas vidas e que era executada afinco pelas nossas maes, avós e tias ao final de cada tarefa executada.
o ruim é que sentimos falta disso e por mais que a pessoa que esta criticando nao entenda, acabamos mudando o rosto de nossas giocondas por causa de uma critica sem respaudo.
No último mês recebi convite para participar de três Blog's. Dois deles destinados à literatura (pelo menos é o que espero encontrar aqui).
ResponderExcluirHá quem diga que escreve por escrever, sem emitir opinião ou criticar de alguma forma. Penso o contrário: A cada palavra, ela é escolhida minuciosamente, mesmo que pareça vinda ao acaso, e, nela, expressamos algo que não o faríamos se tivéssemos optado por outra. Divido minhas paixões entre ler, ecrever e assistir filmes. De verdade não sei qual a minha preferida; mas gosto de partilhar idéias, e ouvir palavras alheias.
Parabéns pelo blog, mantenha-o atualizado e talvez eu o acompanhe. (brincadeira)
Abraço.
Quem bom que mais alguem da faculdade se juntou a blogsfera! Estou sentindo falta de vc e de todo mundo já.
ResponderExcluirOtimo texto! Acabou de abrir o blog com chave de ouro! xD
Bjos!
Ola W......Otima percepçao sobre o ato de escrever. Parabens!!!Todos tem algo para falar de alguma coisa...rs...Isso é critica. Agora quanto ao valor da mesma deve servir de importancia para quem le. Ha critica para todos os leitores,
ResponderExcluirdos sabios aos loucos. Vlw pelo texto!E nao suma..sinto falta de vcs!
Abraço W.......
Gostei do texto W... uma crítica sutil
ResponderExcluirEu diria uma forma crítica de observar o processo da escrita.
Muito legal. Parabéns.